Moedas Digitais, Tecnologia

A Ripple lançara seu produto xRapid baseado em sua moeda digital XRP

Ripple’s Sarbhai: Regulators starting to see benefits of crypto

A Start-up  de Blockchain  Ripple poderia lançar uma aplicação comercial de seu produto focado em criptomoedas “no próximo mês”, disse um executivo da empresa à CNBC.

Sagar Sarbhai, chefe de relações regulatórias para a Ásia-Pacífico e Oriente Médio da Ripple, disse na segunda-feira que a empresa está avançando significativamente com seu produto xRapid, que tem como objetivo ajudar os bancos a acelerar as transações usando o XRP criptomoeda.

“Estou muito confiante de que no próximo mês, mais ou menos, você verá boas notícias chegando onde lançaremos o produto ao vivo na produção”, disse Sarbhai sobre xRapid em uma entrevista para Arjun Kharpal, da CNBC.

A Ripple diz que seu produto xRapid usa a criptomoeda XRP como uma espécie de “ponte” entre moedas, permitindo que provedores de pagamento e bancos processem transações transnacionais mais rápidas.

Por exemplo, um banco pode querer processar uma transação de dólares americanos para rúpias indianas. De acordo com a Ripple, esse processo requer contas pré-financiadas em moeda local para ocorrer. Com o xRapid, a Ripple alega que o processo seria acelerado convertendo os dólares americanos em tokens XRP, para então movimentar o dinheiro para o exterior, convertendo-o de novo em rúpias indianas no outro extremo.

A empresa fechou acordos com várias instituições financeiras de alto perfil, incluindo Santander e American Express . Mas essas parcerias até agora têm se concentrado principalmente em outro produto chamado xCurrent.

Até agora, a Ripple não anunciou nenhum banco testando ou usando o xRapid e disse anteriormente que os bancos não serão os primeiros a testar o produto focado em criptomoeda. As empresas que testaram o produto incluem as gigantes da transferência de dinheiro Western Union e MoneyGram e as empresas de pagamento MercuryFX, Viamericas e Cuallix.

Sarbhai disse que mais de 120 bancos e instituições financeiras estão atualmente em parceria com a Ripple, usando o xCurrent, seu produto baseado em blockchain. Blockchain, ou tecnologia de contabilidade distribuída, é comumente definida como um banco de dados descentralizado para registrar transações – como um livro contábil, compartilhado apenas em vários locais e sem nenhuma autoridade central supervisionando-o.

O xCurrent da Ripple é usado pelos bancos para liquidar transações internacionais. A empresa diz que a plataforma, baseada na tecnologia de contabilidade distribuída, é usada pelos bancos para enviar mensagens entre si, confirmando cada estágio de um pagamento internacional em tempo real.

No início deste ano, o executivo-chefe da Ripple, Brad Garlinghouse, disse que o start-up teria “dezenas” de bancos usando o xRapid até o final de 2019.

Ripple CEO: Expect dozens of banks to use our cryptocurrency next year

CEO da Ripple: esperamos que dezenas de bancos usem nossa criptomoeda no ano que vem

Até agora, as autoridades adotaram uma visão cautelosa sobre as criptomoedas, devido à preocupação de que possam ser usadas para práticas ilícitas, como a lavagem de dinheiro, ou para fraudar os investidores. Outra preocupação é a volatilidade associada às criptomoedas, que – sem excluir o XRP – subiram para níveis sem precedentes no final do ano passado, apenas para recuar significativamente este ano.

Sarbhai disse que o ambiente regulatório para a tecnologia blockchain e cryptocurrency está melhorando, com os vigilantes financeiros começando a ver os benefícios da criptografia.

“Um par de anos atrás, a narrativa era: blockchain bom, crypto ruim”, disse ele à CNBC. “O que estamos vendo agora é cada vez mais reguladores, os formuladores de políticas tomando todo o espaço em uma conjunção”, disse ele.

“Então, acho que a narrativa felizmente está mudando agora, porque os legisladores estão vendo que há um forte benefício que os ativos digitais, criptomoedas trazem.”

O preço do XRP subiu para mais de US $ 3 no ano passado, um grande salto em relação aos US $ 0,006 que começou em 2017.Tendo recuado significativamente desde então, a criptomoeda vale atualmente cerca de 28 centavos, de acordo com o site de rastreamento de índice CoinMarketCap.

Mesmo a esse preço, o token ainda tem uma capitalização de mercado – calculada pela multiplicação do preço pelo número de moedas em circulação – de US $ 11,2 bilhões, tornando-se o terceiro ativo digital mais valioso.

A Ripple foi fundada em 2012, possui cerca de 60 bilhões dos 100 bilhões de tokens de XRP em circulação.

Fonte: https://www.cnbc.com/2018/09/17/ripple-hints-cryptocurrency-product-xrapid-will-go-live-soon.html

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + quinze =